




Há exatos dez anos, o brasileiro Bob Burnquist estreava como competidor dos X Games, quando conquistou a primeira de uma série de medalhas. Desde as primeiras edições deste mega evento, uma das atrações paralelas é a performance do grupo de elite da Força Aérea Norte-Americana, os clássicos Thunderbirds. Eventualmente, estes exímios soldados convidam personalidades a vivenciar, num vôo VIP, a incrível experiência de ser passageiro de um dos caças supersônicos F-16C da poderosa frota.
Além de ser um dos esportistas mais carismáticos da era moderna, é de conhecimento público que Bob possui brevê, sendo que ele já declarou, inclusive em entrevista concedida à Xuxa, que teria sido piloto, caso não fosse skatista. Quando foi convidado, portanto, a voar com os Thunderbirds, Bob desfrutou do privilégio extra de poder assumir o próprio controle da aeronave.
“Foi inacreditável, a agilidade é incrível”. O F-16 foi meu vôo mais emocionante; me fez refletir na minha vida inteira. A experiência também ajudou muito na minha concepção do soldado militar, seu profissionalismo e precisão. Meu respeito veio do entendimento”.
Para passar por semelhante experiência, Bob foi submetido a uma preparação completa, em três fases de uma hora cada. A primeira consistiu num exame completo, realizado pelo cirurgião da equipe; a segunda cobriu aspectos de segurança e equipamento e, na etapa final, o piloto revelou as técnicas de respiração utilizadas nos momentos críticos. Afinal, à velocidade alcançada pelo F 16C, a gravidade é multiplicada nove vezes, o que faz com que o sangue desça rapidamente, causando falta de oxigênio no cérebro e conseqüente perda da consciência, além de náuseas. O vôo, que aconteceu no dia 03 de novembro, na base aérea de Kelly em San Antonio, no Texas, foi outro divisor de águas em sua vida. Sendo pacifista por natureza e, ao mesmo tempo, residente em um país tão envolvido em guerras, Bob pôde ter sua visão ampliada, uma vez que sempre está disposto a isto.
“Fui aceito e tratado muito bem pela equipe inteira. Foi uma honra enorme fazer parte desse grupo de elite. Eu gostaria de agradecer a todos os oficiais que fizeram parte desta experiência e também a todos os soldados que estão dando a vida pelo seu país; é realmente um trabalho para poucos.
Minha esperança é que, realmente, o Exército do futuro seja o Exército da paz, e que as decisões que estão sendo tomadas, agora e no futuro, sejam pela paz e não pela ganância de poder. Eu respeito todos, mas não tolero decisões pelo poder e dinheiro.
Que nossa sociedade reflita bastante e pense nos outros e em suas necessidades. PAZ”.
1 comment:
ae valtinho ,ta muito animal esse site..
show!!
valeu..Marcos Ribeiro..
Post a Comment